quarta-feira, 11 de março de 2015

Turismo no Canadá

VIAGEM DE RECONHECIMENTO

Para aqueles que não estão familiarizados com as terminologias do processo de imigração, uma viagem de reconhecimento é uma viagem que o futuro imigrante realizar para vivenciar ao máximo o dia-a-dia no lugar que pretende imigrar.
Conhecer os prós e contras do lugar aonde viverá, conhecer os bairros e vizinhanças, o trânsito, hospital, escolas, mercados, enfim, sentir na pele o que está por vir quando de fato imigrar.
Com isso em mente, resolvi realizar uma viagem de reconhecimento para Quebec.
Como outros países, para entrar no Canadá, é necessário um visto que lhe permita pisar em solo Canadense e como a viagem de reconhecimento nada mais é que uma viagem de turismo, então é necessário ter um visto de turismo para o Canadá.

VISTO DE TURISMO CANADENSE

Para tirar o visto de turismo no Canadá, comecei pesquisando na internet sobre como tirar o visto e o que deve ser feito.
Encontrei vários blogs que falam a respeito e o que mais gostei e utilizei foi o blog Fazendo as Malas, clique neste link e você será levado a um texto escrito por Amon Caldas em 04 de Março de 2015.
É um verdadeiro passo-a-passo do que deve ser feito para que você obtenha o visto de turismo Canadense sem problemas e ao menor custo possível.
Após seguir todos os passos do manual do Amon, tudo deu certo e o último passo é levar os passaportes na VFS, pois agora somente eles podem encaminhar seus passaportes para o consulado, ou seja, você não pode mais simplesmente postar sozinho pelo correio. "muito estranho tudo isso!".
Já que não tinha outra opção, fui ao VAC aqui de Brasília, aonde moro, para entregar os passaportes.
Pesquisei o local aonde fica o VAC de Brasília e tive a grata informação de que fica perto de onde trabalho.
Olhei o horário de funcionamento no site e percebi que os passaportes podem ser coletados até as 18:00, Olhem o site pra não dizer que estou mentindo:


Olhei pro meu relógio, eram 17:20 e pensei: "poxa, dá tempo!", como eu estava de posse dos passaportes, corri na VSF.
Cheguei lá em incríveis 20 minutos. Sabe aquele dia que tudo parece dar certo?
Sinais abertos, sem trânsito, vaga gratuita na porta, enfim, tudo estava assim até que ...

Adentro no local, pego os passaportes, entrego pra menina e ela me diz:

        - Senhor, os passaportes só podem ser coletados até as 17:00
        - Mas como assim? o site de vocês diz claramente até as 18:00 eu disse.
    
Sabe qual foi a resposta? Pasmem:

     - Senhor, o horário até as 18:00 é para o senhor coletar seu passaporte conosco, o horário para nós coletarmos o seu passaporte é até as 17:00.

Fiz aquele cara de indignação misturada com a raiva de ter ido lá a toa e lembrei que não valia a pena gastar meu tempo discutindo com a menina, pois eu jamais venceria essa discussão. 
Então agradeci e voltei no dia seguinte.
Normalmente, pelo que me conheço, eu ficaria "P. da vida", reclamaria por 5 dias seguidos reclamando algo do tipo: "Tinha que ser Brasil", mas sabe que acho que o Quebec já está me fazendo bem? 
Claro que fiquei chateado de ter ido a toa, mas foi uma raiva que passou rapidinho.
E que venha o Canadá!!!
    

Um comentário:

  1. Nossa, lembrei de mim agora, sou exatamente assim, quando algo dá errado, eu reclamo pela próxima semana inteira e no dia seguinte, só pra fazer desaforo, chego no lugar com segurança de horário, para garantir que vai dar certo, mas não sem antes soltar uma gracinha para quem atende... Tenho melhorado muito isso em mim, neste aspecto eu mudei, mas confesso que certas coisas não dá, por isso eu respiro fundo e digo "tinha que ser no Brasil isso..." rs... Sorte e sucesso na sua caminhada. Em breve também farei minha viagem de reconhecimento, vamos ver no que isso vai dar...

    ResponderExcluir