terça-feira, 17 de março de 2015

Pensando na preparação

DETALHES INICIAIS


Quando resolvi que de fato iríamos tentar a vida no Canadá pensei em quais seriam minhas prioridades para a minha preparação.
Como sou analista de sistemas e a área de TI costuma ter bastante aceitação pensei em procurar certificações na minha área (Análise de Sistemas e Programação).
Certificações Microsoft são sempre bem vistas e a linguagem .NET está em alta, então pesquisei e decidi estudar para tirar a certificação Web Applications Development with Microsoft .NET Framework 4.
Pensei também em tirar as certificações para ITIL e COBIT e comecei também a estudar.
Após algum tempo estudando para estas certificações, me veio um pensamento:
De que adianta ter certificações e não saber me comunicar?
Foi nessa hora que me toquei que o francês era o primordial.
De que adiantaria ter um excelente currículo em português e sequer saber traduzí-lo?
De que adiantaria ter todo um conhecimento técnico e não saber sequer falar Bom Dia em francês?
Mudei então meu foco.
Não deixei as certificações de lado, mas mudei minha prioridade.
Agora estou num intensivo de francês, eu e minha esposa fazemos 3 vezes na semana, 2 horas de aula a cada dia, fora os horários em que estamos fazendo os exercícios de casa, pesquisando dicas na internet, etc.
Como disse no primeiro POST, não adianta pressa.
Não vou conseguir tirar as certificações e falar bem francês em pouco tempo.
É um, ou é outro.

MÍNIMO PARA ATINGIR O B2 NO TCFQ


A proficiência mínima de francês exigida (que pontua) é B2 na lingua francesa, então, como quero minimizar ao máximo o tempo, vamos focar em conseguir a nota B2 no TCFQ.
TCFQ (Test de Connaissance de Francais pour le Quebec) é um teste de conhecimento da língua francesa específica para o Quebec.
Segundo os indicadores do próprio site French Faster, é necessário fazer entre 120 a 180 horas de francês para atingir o nível que precisamos.


Agora, peraí, vamos fazer umas contas:

Se eu faço 2 horas por aula a 3 vezes na semana, são 6 horas de francês por semana.
Em média, 1 mês tem 4 semanas, então faço 6 x 4 = 24 horas de francês por mês.
Se eu preciso de algo entre 120 e 180 horas no total, ou seja, 150 horas.
150 / 24 = 6,25 meses de aula. (Jisuissssss é tempo demais!!!)

Ei, detalhe, isso se utilizar o tal método French Faster! (Francês Mais Rápido)

Éééééé, ninguém falou que seria fácil.

No momento em que nos demos conta disso, estávamos em novembro.
Corremos então para nos matricular em algum curso e nos matriculamos na Wizard.
Com as paradas de final de ano, carnaval e outras paradas inesperadas, hoje, em março estamos terminando o A2.
É, acho que até o final de junho conseguiremos estar preparados para a prova.
Quem quiser umas dicas para prestar o TCFQ sem surpresas, clique aqui e assista o vídeo do Felipe do Dream on Canadá. É bem explicativo.

Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário